domingo, 17 de janeiro de 2010

GUIA DE COMPRAS






(14-08-2006) - Um dos maiores sucessos da VW alemã, o Golf teve a primeira geração lançada em 1974. O GTi, que ficou conhecido como Pocket Rocket (ou foguete de bolso), foi o principal expoente da linha e praticamente criou o segmento dos pequenos carros com motores potentes. Mas o Golf cresceu ao longo dos anos e hoje é bem maior, mais espaçoso, potente e... caro!

No Brasil ele desembarcou já na terceira geração, em 1994, na versão esportiva GTi, que era importada do México. O motor era um quatro-cilindros de 2 litros e, curiosamente, nas primeiras unidades não havia vidros elétricos nem como opcional. Logo em seguida, já a partir de 1995, começou a chegar a versão GL 1.8, primeiramente da Alemanha, e o GLX 2.0, que também vinha do México. A partir de 1996, porém, o GL passa a ser importado também daquele país.

A quarta geração do Golf começou a ser importada já em 1998, ano em que existem modelos tanto com a carroceria antiga como com a nova, fenômeno que se repete em 1999. Na hora de comprar um usado, há uma grande diferença de preço entre elas – fique atento! O Golf era comercializado em três versões: 1.6, equipado com o motor SR, de 101 cv; 2.0, com 116 cv e GTi, com um propulsor de 1,8 litro turbo, de 150 cv. Era oferecida apenas a carroceria de quatro portas, já que a de duas portas viria somente em 2001.

A partir do ano 2000 a VW inicia a produção local do Golf, na fábrica de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR). A linha é compartilhada com a do Audi A3 e boa parte da produção era exportada para a América do Norte. As versões nacionais permaneceram as mesmas.

Em 2001 a versão 1.6 tem o motor SR substituído pelo EA111, que á caracterizado pelo bom torque em baixos regimes de giro, mas não tem coletor variável ou bloco de alumínio. Com a nova motorização veio também o acelerador eletrônico E-gas. A linha 2001 também recebeu os repetidores de pisca laterais com lente branca, que até então tinham lentes na cor âmbar. E é o ano também em que surge o GTi de duas portas.

Para 2002 a VW apresenta o GTi com motor 1.8 de 180 cv e câmbio automático com sistema de engate Tiptronic. É um ano de muitas séries especiais, como a Trip 1.6, Generation 1.6, além da Black and Silver 1.6 e 2.0. A GTi de duas portas chega ao fim após uma curta duração e a linha 2.0 fica mais “pelada”, com a extinção do trio elétrico e ar condicionado da lista de itens de série.

Em 2003 o destaque fica por conta da série especial VR6, numerada de 001 a 099 e que está fadada a ser carro colecionável no futuro. Serão poucos os originais daqui a um tempo, uma vez que é grande o número de unidades que foram roubadas, blindadas (perdendo assim a originalidade) ou ainda sinistradas. São lançadas novas séries especiais, como a Sport 1.6 e 2.0, e a Ouro, com apenas 1099 unidades produzidas.

Em 2004 é apresentado o Golf Sport, com motor 1.8T de 150 cv, da qual foram feitas apenas 450 unidades. O Golf 1.6 e 2.0 recebe o chamado pacote Plus opcional. Em 2005, devido à grande incidência de roubo desse modelo, a VW oferece temporariamente o rastreador gratuito para os Golf vendidos na grande São Paulo e grande Rio. Em 2006 é lançada a série especial Flash, mas a Generation – que se tornara modelo normal de série – sai de linha.

Mercado

Depois de reinar absoluto como líder no segmento de carros médios, o Golf entrou em uma linha descendente e mesmo com o lançamento da versão flex neste ano, o carro da Volks não conseguiu recuperar as vendas. Se não fosse a tecnologia bicombustível provavelmente o hatch médio da Volks estaria em situação pior.

Desde que chegou ao mercado o Golf brasileiro logo conquistou a liderança do segmento. Em apenas seis meses de venda a Volks totalizou 11.530 unidades. As vendas foram crescendo e o carro chegou a uma média mensal de mais de 2.700 unidades. Em 2001 foram 32.627 unidades vendidas durante o ano todo. No ano seguinte, em 2002, o volume caiu para 27.974 unidades, mas ainda assim o carro segurava a liderança do segmento.

Foi em 2003 que as vendas despencaram e o carro da Volks perdeu a liderança dos hatchs médios. Naquele ano foram vendidas apenas 12.927 unidades. Vale destacar que o segmento todo perdeu mercado naquele ano e o Golf apenas rumou na mesma direção.

Em 2004 as vendas voltaram a crescer, desta vez atingindo mais de 14 mil unidades, mas no ano passado o volume foi de apenas 8.966 carros, o pior desempenho da história do carro. Em 2006 a previsão é que a Volks mantenha o mesmo volume de vendas do ano passado. A versão flex, à venda desde março, não ajudou o Golf a crescer. No primeiro semestre foram 4.328 unidades, média de 720 unidades por mês.

O Golf desvaloriza em média 10,3% no primeiro ano de uso, mas as versões turbo têm depreciação maior, cerca de 14,8%. O carro é vendido com desconto médio de 6,4%. A versão mais vendida, a 1.6 Total Flex, é a que tem o melhor desconto. Custa na tabela oficial da empresa R$ 53.360,00, mas pode ser encontrada por R$ 49 mil, desconto de 8,2%. Veja a tabela:


Modelo Preço oficial Preço de verdade Desconto %
Golf 1.6 Total Flex R$ 53.360 R$ 49.000 -8,2
Golf 1.6 Flash Total Flex R$ 52.262 R$ 52.000 -0,5
Golf 1.8T GTi R$ 88.601 R$ 83.000 -6,3
Golf 2.0 R$ 56.137 R$ 51.500 -8,3
Golf 2.0 Comfortline R$ 65.335 R$ 60.000 -8,2

Fonte: AutoInforme / Molicar



Comprando um Golf usado

O primeiro ponto a ser observado na compra de um Golf usado é o preço do seguro. Dependendo da região do país e do perfil do usuário, esse valor pode sair bem alto. Tanto que a própria VW passou a oferecer o rastreador grátis em algumas promoções, tendo em vista que as vendas vinham sofrendo com o problema.

O Golf é um carro com poucos problemas crônicos, mas, como em todo usado, existem alguns pontos a serem observados. A suspensão dianteira, por exemplo, frequentemente é fonte de ruídos, provocados principalmente pelas buchas de bandeja e da barra estabilizadora. Isso ocorre tanto na versão antiga (de 1994 a 1999, estes encontrados em números muito pequenos, mas existem...) como na versão nova, encontrada a partir de 1998. Ainda na versão antiga, a tampa do porta-luvas possui a fechadura frágil, que se quebra com facilidade, e a forração do teto se solta em algumas unidades.

Nos modelos equipados com motor SR 1.6, a frente é mais baixa do que nos Golf 1.6 2001 em diante, o que demanda uma boa verificação da parte inferior dianteira. Da mesma forma, os carros com esse motor podem apresentar problemas na fixação do bujão de troca de óleo, que espana e provoca vazamentos. Finalmente, ainda nos Golf “SR 1.6”, verifique se há instabilidade da marcha-lenta, o que pode significar problemas no corpo de borboleta.

Em todos os Golf do modelo “novo” as presilhas de sustentação dos vidros das portas são frágeis (de plástico) e se quebram com o uso, fazendo com que o vidro literalmente caia dentro da porta. Falando nisso, verifique se todos os botões dos vidros elétricos estão funcionando, pois defeitos nos botões não são incomuns. Finalmente, veja o estado do acabamento emborrachado da parte interna, que se desgasta com muita facilidade e deixa o interior com aspecto de “gasto”. Alguns proprietários chegam a desmontar as peças emborrachadas, retirando a película com água quente e detergente e deixando-as lisas. Mas além do visual pobre, esse procedimento pode desvalorizar o carro. Boa sorte!

2 comentários:

  1. Olá pessoal gostaria de saber se alguem tem ou sabe onde encontrar a capa do painel do golf 95 na cor creme, gostaria de colocar em meu carro para combinar com os bancos, fico muito agradecido se alguem puder me ajudar neste sentido, um forte abraço a todos.

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  2. Olá pessoal eu acabei de comprar um Golf ano 2000 motor 1.6 sr, só um problema, não tenho o manual e preciso trocar o óleo do motor mas não sei qual o indicado para este motor, caso alguém possa me ajudar agradeço do coração.
    Não vamos deixar parar o Golf é um ótimo veículo.
    Abraços galera e obrigado.

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